Risorse per professionisti IT > Home page del forum > Gerente de TI > Metodologias Ágeis x Processos (PMBOK, CMM)
Formula una domandaFormula una domanda

DomandaMetodologias Ágeis x Processos (PMBOK, CMM)

• martedì 1 settembre 2009 1.46Anderson.Brito Medaglie utenteMedaglie utenteMedaglie utenteMedaglie utenteMedaglie utente

Olá, estou fazendo um trabalho sobre a questão do escopo no gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. 
    Gostaria de saber se alguém tem experiência no uso de alguma metodologia ágil de desenvolvimento (XP, Scrum) e se nos projetos em que se usa uma dessas metodologias é possível empregar processos do PMBOK, mais especificamente os processos de gestão de escopo (Declaração de escopo, WBS/EAP) 

Tutte le risposte

• martedì 1 settembre 2009 18.55Junior Galvão - MVPMVP, ModeratoreMedaglie utenteMedaglie utenteMedaglie utenteMedaglie utenteMedaglie utente

Anderson,

É possível sim, existem alguns tese de mestrado sobre a aplicação de Scrum em conjunto com PMBok.
    Pedro Antonio Galvão Junior - MVP - Windows Server System - SQL Server/Coordenador de Projetos/DBA
  • martedì 8 settembre 2009 15.05Adm. Eduardo FreireModeratoreMedaglie utenteMedaglie utenteMedaglie utenteMedaglie utenteMedaglie utente

Ola Anderson,

Na verdade são estrutura complementares para gerenciar projetos!"Os métodos ágeis" estão sendo bem empregados no segmento de engenharia de software, devido aos seus "gatinhos" de entrega e sua pouca documentação. Pois quando falamos do Guia PMbok, muita gente atrela a burocracia, entendiante, dificil etc.. Mas d efato quem pensa isso são pessoas que desconhecem do processo! Pois o PMBOK, agora da sua versão 2008, traz um serie de melhorias em virtude de ser um Guia de Melhores Práticas de Gerenciamento de Projetos. Gerenciar projetos não é um formula, codigo pronto e "receita de bolo". Mas sim um conjunto de melhores praticas e  de ferramentas(Os Planos, EAPs, Matriz de Responsabilidade, etc.), além do Sistemas de Informações Gerencias em Projetos(Microsoft EPM). Isso inclusive causa situações toscas. Estava indo a SP para ir  ao TechED 2009 e amigo(muito, muito bom tecnicamente no seu seguimento) virou para mim e disse. Eduardo você tem algo sobre Scrum, pois tenho que implementar isso lá na empresa. Respondi que estava começando a ler um pouco sobre isso etc.. Pois quero testar num ambiente de um empresa são de TI. Ele respondeu pois me manda isso, que instalo lá no servidor!!Quer dizer....falha dele?! Eu acho que não!!Achei mais falha minha por não deixar claro para ele o quanto isso é importante é não computacional e sim gerencial!!
    Dar um olhada em 02 podcast do Meu Master Ricardo Vargas, sobre isso!!Ele hoje é Chair do PMI mundial, o primeiro latino-americano a ocupar esse posição!
    http://www.ricardo-vargas.com/podcasts/agile1_2/
    Espero ter ajudado!
    Att,

Eduardo Freire
    Eduardo Freire Blog: http://blog.interface.eti.br - Caso tenha resolvido, por favor classifiquem a resposta!