Resources for IT Professionals > Página Inicial dos Fóruns > Fóruns do Perfil Profissional > Gerente de TI > Qual o envolvimento do Gerente de TI com metodologias e melhores práticas?
Fazer uma PerguntaFazer uma Pergunta

Discussão GeralQual o envolvimento do Gerente de TI com metodologias e melhores práticas?

Todas as Respostas

• sexta-feira, 15 de maio de 2009 13:11AlexFaria Medalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuário

Achei a pergunta muito interessante e me vi digitando a resposta complexa que seria. Parei, respirei fundo e recorri ao meu santo predileto de todas as horas: Santo Google. Postei a sua pergunta completa e o primeiro link pareceu-me convincente. Um excelente artigo de André Manchester de Mello publicado em http://www.ogerente.com.br/projetos/dt/proj-dt-am-implantacao_pmo.htm 
    Tarta_Manager
  • sexta-feira, 15 de maio de 2009 16:29Cleber MarquesMVP, ModeradorMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuário

Esta realmente é uma ótima matéria Alex, conheço o site e acompanho sempre que posso alguns artigos, inclusive este que eu já havia lido, agora qual a sua opinião? Para mim, mais importante no momento J

Abraços,

Cleber Marques
    Projeto MOF Brasil: Simplificando o Gerenciamento de Serviços de TI
    www.mof.com.br | www.clebermarques.com | www.clebermarques.com.br
  • sexta-feira, 15 de maio de 2009 17:51AlexFaria Medalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuário

Ok, Ok Cleber ... você me pegou ... vamos lá
     Considerando que todas as ações dependem fundamentalmente de pessoas e que todos os projetos trazem impacto para essas pessoas, o Gerente de TI deve ter o comprometimento com o objetivo de tornar positivos esses impactos sobre a estrutura organizacional, os recursos humanos e as práticas administrativas, complementar a metodologia de implementação adequando a comunicação, a gestão de pessoas e a liderança para que o sistema atinja plenamente seus objetivos, preparando os seus colaboradores para as mudanças decorrentes da implantação, identificando e desenvolvendo competências necessárias para seu novo papel profissional. No aspecto de infra-estrutura necessária, considerei que os projetos já estão internamente aprovados e seu comprometimento tem que ser basicamente com o acompanhamento do que foi estrategicamente planejado.JJJ

Tarta_Manager
  • sexta-feira, 15 de maio de 2009 23:35Cleber MarquesMVP, ModeradorMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuário

Excelente sua resposta. Comprometimento sim, na medida certa, provando que quando o processo é Top Down tudo caminha no sentido certo. Mais algum amigo quer compartilhar conosco o ponto de vista?

Abraços e bom final de semana,

Cleber Marques
    Projeto MOF Brasil: Simplificando o Gerenciamento de Serviços de TI
    www.mof.com.br | www.clebermarques.com | www.clebermarques.com.br

• sexta-feira, 22 de maio de 2009 1:26Adm. Eduardo Freire, MBA, MCTS, MSPModeradorMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuário

Ola amigos,

Bom post Cleber!!
    Vamos lá, quando ao artigo que Alex Faria enviou acho que nosso foco é outro. Pois a implantação ou utilização do PMO, vai ter um foco estratégico e não tecnico. muitos focam nisso, pois numa maneira geral aqui no Brasil, a área de TI fomenta a criação de PMO, e isso acada sendo disseminado pela organização. Inclusive esse assunto ja merece outro thread.:)

Bem, quando foc0 na questão, particularmente percebo uma falta de atitude e maturidade do assunto do Gestores de TI, e ainda tudo dos profissionais. Pois ao contrário que o Cleber falou(cenário ideal), sempre em conversas com parceiros, empresas e alunos a iniciativa parte da base para cima(Down Top). No primeiro momento dentro do deparatmento do TI e depois em nivel de diretoria etc.. Pois geralmnete conseguem mostrar os beneficios de sair do caos para um ambiente otimizado. Porque se não vamos informatizar o caos, como diz um parceiro meu!
    Abraços,

Adm. Eduardo Freire, Esp., MCTS, MSP, MBA
    Project Manager | IT Consultant | Teacher | Speaker | Writer

85.9146.3831 / 88.8836.2950
    PMI | Member Government SIG

SBIS Associated
    Articulista Linha de Código e Revista CStore
    Blog: http://blog.interface.eti.br

MSP Eduardo Freire - Caso tenha resolvido, por favor classifiquem a resposta!
  • sexta-feira, 22 de maio de 2009 12:40Ivan Maia Medalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuário

Entendo que a participação do Gerente de TI vá além do comprometimento. O Gerente de TI deve participar desta implantação transparecendo e comunicando para as demais áreas da organização, o nossos clientes, que a metodologia e melhores práticas estão sendo implementadas e principalmente os benefícios que trarão ao processo e por consequencia à organização.

Em alguns casos, esta comunicação / transparência não ocorre, e como a implantação de uma metodologia acaba por alterar de certa forma o processo de trabalho, os clientes não entendem porque as coisas estão mudando e se os principais interessados não colaborarem, diminuem as chances de sucesso na empreitada.

Neste aspecto a participação do Gerente de TI é fundamental.
  • sexta-feira, 22 de maio de 2009 13:26Adm. Eduardo Freire, MBA, MCTS, MSPModeradorMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuário

Bom dia Ivan,

Na verdade você tem fazer o Gerenciamento desse Projeto de Implantação de Governança/Gestão de TI. Então alguns dos fatores e/ou que para mim e é indicado pelas melhores práticas, considerdo mais importantes na maioria do projeto são:
    Pessoas/Recursos Humanos : Geralmente composta pela equipe do projeto, no caso TI
    Comunicação: Definir os canais e principalmente quem deve ser comunicado em cada momento, desde a inicialização até o encerramento.
    Stalkholders(interessados): Serão aquelas pessoas que vão sera impactadas e impactaram direta e indiretamente no projeto.
    Sponsor(patrocinador): Que dentre da empres está apoiando politicamente(não confundam com politicagem) ou patrocinando o meu projeto. então é que vai pagar a conta. No meu caso e do Cleber muitas vezes ou na maioria vão ser os clientes que nos contrata, dentro das empresa é importante que seja alguem com "patente" dentro da organização. 

Esse assuntos são complementares entre se, acho que trabalhando bem essas questões conseguimos melhorar e chance do nosso projeto dar certo, claro que aliado a outras coisas, podermos checar ao sucesso e comemorar(parte mais importante :) )
    Tudo de bom,

dm. Eduardo Freire, Esp., MCTS, MSP, MBA
    Project Manager | IT Consultant | Teacher | Speaker | Writer

85.9146.3831 / 88.8836.2950
    PMI | Member Government SIG

SBIS Associated
    Articulista Linha de Código e Revista CStore
    Blog: http://blog.interface.eti.br

MSP Eduardo Freire - Caso tenha resolvido, por favor classifiquem a resposta!
  • sexta-feira, 22 de maio de 2009 17:28Ivan Maia Medalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuário

Perfeito Eduardo.

E é fundamental para o sucesso deste projeto que o Gestor de TI esteja engajado.

Ao Gestor não cabe simplesmente "aceitar" uma idéia da sua base e pensar em ficar bem na foto apenas pelo fato de estar aderindo a um modismo ou porque leu um artigo superficial numa revista e achou "legal".

Tudo tem que estar direcionado a atingir aos objetivos estratégicos. Cabe ao Gestor de TI pensar e agir assim.

Agora falando sobre as metodologias e melhores práticas já implantadas: Neste caso cabe ao Gestor acompanhar os indicadores e incentivar a evolução da maturidade até o ponto de otimização.
  • segunda-feira, 25 de maio de 2009 17:13Adm. Eduardo Freire, MBA, MCTS, MSPModeradorMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuárioMedalhas de usuário

Ola Ivan,

Isso mesmo meu prezado!!Esse questão de modismo é bem complicada!Pois o assunto Gestão NÃO é novo. Os proprios conceitos do PMI, estamos falando de mais de 30 anos, etc.. A grande questão é que todos pensam que gestão do segmento X ou Y é diferente!Claroq ue não igual, mas o core é o mesmo. então é como prorio Ivan citou, o CIO te,m que gerir e acrecento "orquestrar" seu setor, como um grande maestro ou como capitão de navio.
    Muito boa as citacoes aqui.
    Tudo de bom,

Eduardo Freire
    Blog:
    http://blog.interface.eti.br

Eduardo Freire Blog: http://blog.interface.eti.br - Caso tenha resolvido, por favor classifiquem a resposta!