TRIGGER UPDATE SQL SERVER
-
terça-feira, 15 de maio de 2012 20:20
Olá, tenho um Banco de Cadastros no Sql Server(Cadastro de Funcionários pra ser mais preciso)
E quero criar uma Trigger que bloqueie a edição dos campos IdBenefício(int null), StatusBenefício(int not null) quando o Campo DatadeAdmissão for menor que 2010.
No caso se o ano(YEAR(DatAdm)) for maior que 2011 a edição poderá ser feita normalmente.
Mas caso for menor, aparecer uma mensagem RAISERROR('A nota %d não pode ser inserida por restrições ao banco',@Nota)
Gostaria de saber como faço essa Trigger, estou sendo treinado por uma empresa e foi me dada essa tarefa.
Quero se possível um exemplo claro e conciso, pois como sou aprendiz iniciante, dependo de muita cautela!
Desde já obrigado.
Todas as Respostas
-
quarta-feira, 16 de maio de 2012 12:29
Olá Junior,
acredito que seria mais ou menos assim,
CREATE TRIGGER [dbo].[TRG_Update] ON SUA_TABELA INSTEAD OF UPDATE AS BEGIN SET NOCOUNT ON -- Caso o ano seja < 2011 e os campos idBEnedicio ou Status Beneficio tenhão sido alterados IF ((SELECT YEAR(DatAdm) FROM INSERTED) < 2011 AND (SELECT COUNT(*) FROM INSERTED A INNER JOIN DELETED B ON A.CAMPO_CHAVE = B.CAMPO_CHAVE WHERE a.IdBenefício <> b.IdBenefício or a.StatusBenefício <> b.StatusBenefício) > 0) BEGIN DECLARE @NOTA INT --Obtem o valor da nota SELECT @NOTA = CAMPO_DA_NOTA FROM INSERTED RAISERROR('A nota %d não pode ser inserida por restrições ao banco',16,1, @NOTA) END ELSE BEGIN -- Faz o update normalmente UPDATE SUA_TABELA SET CAMPO1 = INSERTED.CAMPO1 ,CAMPO2 = INSERTED.CAMPO2 ,CAMPO3 = INSERTED.CAMPO3 ,CAMPO4 = INSERTED.CAMPO4 FROM inserted where campo_chave = inserted.campo_chave END ENDAtt.
Lukas Baldan- Sugerido como Resposta Junior Galvão - MVPMVP quarta-feira, 16 de maio de 2012 14:19
-
quarta-feira, 16 de maio de 2012 12:58
Bom dia Junior,